domingo, 1 de julho de 2012

leitura e interpretação


PORTUGUÊS – 5º ANO
Sacolinha de Plástico
Estava guardada em uma caixa fechada num depósito de um supermercado. Vivia espremida dentro daquela caixa escura, sem ver a luz do sol.
Um dia escutei, um barulho forte da caixa se abrindo e ao mesmo tempo fui apanhada pela gerente, juntamente com outras dezenas de sacolinhas.
Passamos por um lugar muito bem iluminado, cheio de prateleiras bem divididas com várias espécies de mercadorias. Havia um grande movimenta de pessoas dentro da loja.
Fomos colocadas num balcão ao lado do rapaz que trabalhava no caixa. Ali, era maior a movimento de pessoas e mercadorias que saíam. Só ficava observando o que seria feita de nós.
Para minha surpresa, fui apanhada por um garoto de mais ao menos dez anos de idade. Ele me abriu de um modo brusco e colocou um par de patins dentro de mim.
Fui jogada, no funda da parta-malas de um Fiat, juntamente com outras sacolas cheias de latarias e pacotes de macarrão, feijão e até detergentes. Como fiquei por baixo de tudo, senti-me novamente espremida por outras sacolinhas cheias.
Ouvi o barulho das portas fechando-se, o motor sendo ligado e senti o movimento do carro, que durou uns vinte minutos.
Ao chegar em frente a um prédio, o porta-malas foi aberto e os volumes iam sendo tirados.
O garoto sem dó, me apalpou e me puxou com muita força.
Subiu as escadas correndo, entrou dentro de casa chegou até seu quarto, retirou de mim o par de patins me embolou e me jogou num canto, onde tinha tênis, um skate e várias revistas em quadrinhos. Depois ele calçou o par de patins e saiu patinando, e desceu as escadas do prédio.
Fiquei ali até o dia seguinte, quando a Juraci me pegou, me encheu de lixo e colocou-me em frente ao prédio. Fiquei ali no sol, dentro de uma armação de ferro, grande; quando pegaram-me e jogaram-me num caminhão com abertura na traseira. Logo fui prensada por vários outros sacos de todos os tipos, tamanhos e cores.
Hoje estou jogada num lugar horrível, visitado por urubus e não sei por quanto tempo ficarei por aqui.
Graça Batituci

1 – O narrador da história é:
a) (    ) uma lata de lixo.
b) (    ) uma folha de jornal.
c) (    ) uma sacola plástica.
d) (    ) uma bula de remédio.

2 – Outro melhor título para a história seria:
a) (    ) Dentro de um supermercado.
b) (    ) As aventuras de uma sacolinha.
c) (    ) A sacolinha e suas amigas.

3 – Complete as fichas com o antônimo de:
Fechada
Escura
Iluminado
grande
maior
aberto
4 – Numere os parágrafos do texto.

5 – Marque as afirmativas com os códigos abaixo, em relação aos três primeiros parágrafos:
( C ) Certo                ( E ) Errado
a) (    ) A sacolinha estava dentro de uma caixa, no depósito.
b) (    ) A sacolinha servia para o embalar roupas dos funcionários.
c) (    ) A sacolinha foi apanhada pelo gerente.
d) (    ) O supermercado estava muito movimentado.
e) (    ) A sacolinha tinha estampas coloridas contendo o nome do supermercado.
f)  (    ) No supermercado tinha prateleiras vazias.
g) (    ) A sacolinha foi colocada no balcão, junto ao caixa, com várias outras sacolas.

6 – Numere de 1 a 7, na ordem dos acontecimentos:
a) (    ) De repente, me pegaram bruscamente e colocaram um par de patins dentro de mim.
b) (    ) Me encheram de lixo e fui colocada em frente a um prédio.
c) (    ) Estava guardada numa caixa fechada, num depósito de supermercado.
d) (   ) Fui jogada num canto do quarto perto de um skate, uns tênis e várias revistas em quadrinhos.
e) (    ) Dali fui retirada e colocada num balcão perto do caixa.
f) (   ) Hoje vivo num lugar horrível, sendo visitada por urubus e não sei por quanto tempo ficarei por aqui.
g) (    ) Jogaram-me num caminhão mal cheiroso cheia de lixo, onde fui prensada por outros sacos de todos os tipos tamanhos e cores.
7 – Procure, no quadro ao lado, as palavras que completam as afirmativas abaixo:
Consideração – iluminação – macarrão – fechada – supermercado – Juraci – espremida –
Prateleira – patins
  1. É palavra trissílaba e o antônimo de aberta: ………………………………………………………………
  2. Palavra paroxítona, polissílaba, que se encontra no primeiro parágrafo: ……………………….
  3. Palavra no feminino, plural, polissílaba, paroxítona que tem o mesmo significado de repartições: ………………………………………………….
  4. É o antônimo de escuro e está no terceiro parágrafo: ………………………………………………….
  5. É dígrafo, oxítona, trissílaba, terminada em ao que está no sexto parágrafo:……………………
  6. Substantivo próprio, encontrado no décimo segundo parágrafo: ……………………………………
  7. Tem o mesmo significado de prensada, é polissílaba e está no sexto parágrafo: ……………..

Nenhum comentário:

Postar um comentário