quarta-feira, 25 de julho de 2012


Brinquedos falantes
Ra-ta-plã...plã...plã
Sou esperto, sei tocar
para o soldado marchar!        ______________________

O meu corpo é peludinho,
sou esperto e bem fofinho.__________________________

Eu rodo na palma da mão
E caio de bico no chão._________________________

Trrim, trrim, trrim ... é campainha!
Quando não estou ocupado,
Eu dou logo o seu recado.________________________

Eu sou feita de retalhos
Com recheio de algodão,
Duas contas são meus olhos
E a boquinha, um coração.______________________

Sou redonda e colorida,
Pulo, pulo e dou corrida._________________________

Eu corro nos trilhos de aço,
Muitas voltinhas eu faço.________________________

Sou de madeira pintada
Upa! Upa, garotada!_______________________________

Eu sei contar anedota,
No circo dou cambalhota!___________________________
( Gilda Figueiredo Padilha. Brinquedos Falantes. São Paulo, Ática, 1987)
1) Agora escreva o nome dos brinquedos ao lado das estrofes.
2) Vamos identificar os brinquedos
Ra-ta-plã...plã...plã___________________________________
Upa! Upa!____________________________________________

3) Em que quadro você vai colocar essas palavras?
periquito  quadrado máquina  quatro  querosene   cacique   leque   líquido
quiabo    quarenta  aquáriio   parque  
qua                                                     que                                                 qui
___________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________4) Vamos ler?
O pipoqueiro pipoqueia o dia inteiro.
Panela do pipoqueiro
enche a cidade de cheiro
e os dentes de desejo.
( Roseana Murray)
a) qual é a maior palavra do texto?____________________________________________________
b) Quantas letras ela possui? ________________________________________________________
c) E quantas sílabas? Separe-as_______________________________________________________
d) Quantas palavras há no texto?_____________________________________________________
5) Leia o bilhete que Jorge mandou para o pai dele:
                          Campos, 10 de abril de 2012
                                         
                                           Querido papai
Não se esqueça da minha bicicleta. É aquela azul grande, com marcha. O meu aniversário está pertinho. Não se esqueça, tá?
                                      Um beijo para você
                                                         Jorge

a) O que você gostaria de ganhar no seu próximo aniversário?
_________________________________________________________________________________
b) Qual foi o brinquedo que você ganhou que mais gostou?
_________________________________________________________________________________
c) quem escreveu o bilhete?
_________________________________________________________________________________
d) Quem recebeu o bilhete?
_________________________________________________________________________________
e) Como é a bicicleta que Joge pediu ao pai?
_________________________________________________________________________________

Nenhum comentário:

Postar um comentário